About Me

A minha foto
silvaescura
RESPEITO E CARÁCTER
Ver o meu perfil completo

A minha musica


Acerca de mim

A minha foto
Maia, Porto, Portugal
RESPEITO E CARÁCTER

OS MEUS VISITANTES

VISITANTES ON-LIN

JESUS "CHEGOU" A SILVA ESCURA


Domingo de Ramos - Jumento “carregou” o Messias
A freguesia de Silva Escura viveu um acontecimento algo inédito que despertou os sentimentos e uniu a população local. Jesus “chegou” montado no seu jumento, na manhã de domingo de ramos. Foi uma encenação bem recriada pelo Padre Ricardo Tavares que organizou a procissão de domingo de ramos, que saiu em desfile do adro da capela de Santo António, onde benzeu os ramos dos fiéis. E o término foi na igreja paroquial, ao fim da manhã.
Assim, a tradição foi cumprida, os fiéis cortaram ramos de árvores e folhas de palmeiras e decoraram as ruas, no chão e junto às residências, proporcionando momentos inesquecíveis e de encanto em Silva Escura, onde afluíram muitas dezenas de pessoas.
A celebração do Domingo de Ramos é a festa ritual que relembra a entrada triunfal de Jesus na cidade, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição
Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa com os seguidores. Quando chegou na cidade, sentado num jumento, foi aclamado pelo povo com ramos como um Rei, o Messias.
Fotos: Fátima Moreira

Maia "capital" do galope



Corrida de Cavalos animou Silva Escura
Silva Escura acolheu no domingo, no Hipódromo Municipal, mais uma prova do Campeonato Nacional de Corridas de Cavalos a Galope, organizada pela Liga Portuguesa de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida, Comissão de Festas de Silva Escura com as receitas a reverter a favor da realização da festa de Santo António.
A prova teve momentos empolgantes e o público presente aproveitou bem a performance que os jóqueis demonstraram nas mangas.
O vice-presidente da Liga, Manuel Armando Oliveira , adiantou que esta foi «mais uma marca de qualidade que todos nós que estamos envolvidos neste domínio sabemos imperar».
A exemplo desta corrida, no próximo dia 26 de Abril, realizar-se-á nova prova a contar para o campeonato nacional e as verbas a arrecadar irão, novamente reverter para a Comissão de Festas.
António Armindo Soares

CONSERVATÓRIO MÚSICA DA MAIA EM SILVA ESCURA


Concerto de Páscoa encantou na igreja
A Igreja Paroquial de Silva Escura abriu as portas ao Concerto da Páscoa, proporcionado pelo Conservatório de Música da Maia. O evento decorreu no passado dia 27 de Março e foi uma iniciativa da Comissão de Festas em Honra de Santo António.
O Conservatório de Música da Maia ofereceu um concerto a uma audiência muito atenta e que lotava o espaço da igreja paroquial de Silva Escura, onde o encanto e altivez se juntaram ao brio musical.
O público pôde, além de admirar uma nova perspectiva da panorâmica interior do templo, escutar música de excelente qualidade. Representante da Comissão de Festas de Santo António, Vítor Bastos esta iniciativa teve como propósito promover a cultura e «unificar a população e estreitar a sã convivência». Este responsável acha «importante» a realização de eventos na freguesia, «porque sabemos que é assim que as pessoas se juntam, conversam e apreciam música de qualidade, num espaço de excelência como é a nossa igreja».

António Armindo Soares