About Me

A minha foto
silvaescura
RESPEITO E CARÁCTER
Ver o meu perfil completo

A minha musica


Acerca de mim

A minha foto
Maia, Porto, Portugal
RESPEITO E CARÁCTER

OS MEUS VISITANTES

VISITANTES ON-LIN

SANTA MARIA DE SILVA ESCURA

Santa Maria é a Padroeira da freguesia de Silva Escura Maia.
Há três décadas atrás realizava-se a festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, no mês de Agosto, onde a procissão, que saía, do Adro da Igreja e percorria a Rua de Frejufe, até ao Largo de Souto e regressava. No entanto, esta procissão era um ano a Frejufe e outro à Cavadinha.
Belos tempos que, pelos vistos, acabaram!
Para a memória aqui ficam dois registos fotográficos, um deles, a imagem de Nossa Senhora Santa Maria, na sua participação na procissão em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho.
´
Antonio Soares

O Nicho e a Lenda de Santo António

Era de madrugada. Um homem, lavrador, tocava os bois que puxavam um carro que transportava uma pipa de vinho. O caminho era mau, inclinado, de chão muito irregular e difícil. A certa altura o carro empinou e os mansos animais, apoiados apenas pelas patas traseiras, corriam o risco de morrer esganados. Aflito, sem nada poder fazer, o pobre homem, de imediato, lembra-se de Santo António e pede-lhe ajuda. Este, descendo calmamente a encosta, aproxima-se da iminente tragédia e, de vara na mão, dá sinal aos animais para retomarem a marcha, e o milagre acontece!
Segundo a lenda, o milagre ocorreu em meados do século XVIII. E foi em louvor de Santo António que alguém mandou erigir um nichinho no local do acontecimento, no sopé do Monte do Calvário, um caminho medieval que ligava o Porto a Braga.
Depois de muito correr a notícia sobre o milagre, mais ou menos a rondar o ano de 1770, uma capela em honra de Santo António foi construída pelo povo, no cimo do Monte do Calvário. Com o passar dos anos, este nome é esquecido e o local passou a chamar-se de “Monte de Santo António".




Este espaço é de Silva Escura e do seu povo


Em breves palavras, refiro que este bog é expressamente para divulgar tudo que exista de importante na feguesia de Silva Escura e, também uma janela aberta para a sua população também colaborar.

Aqui, neste espaço, podem ser editadas fotos textos ou iniciativas que sejam relevantes para a história da freguesia.

Não pretendo, nem nunca necessitei, de andar a dar "banho ao cágado" ou dar graxa a quem quer que seja. Pois não vivo da política para viver, pois enquanto há gente que pouco ou nada têm que fazer e que vive, claramente, à custa da política. Até parece qe não sabem mesmo fazer nada e assumirem o papel de "politiqueiros" da Maia.

Contra ventos e marés, vou continuar a dar o meu contributo à minha terra e ajudar, também o povo de Silva Escura.


António Armindo Soares